A Condição do Homem


morte-e-vidaVocê já desobedeceu seus pais alguma vez? Creio que todas as crianças do planeta já fizeram isso. Me lembro muito bem dos meus pais me dizendo pra arrumar a cozinha e eu, entretido com alguma coisa, não o fiz.

No início deste planeta tudo era perfeito. Adão, o príncipe deste mundo, passeava por um jardim realmente belo. Neste mesmo jardim, Adão e Eva viviam tranquilos e sem medo. Deus havia dado a ele todos os frutos das árvores para que ele pudessem saborear. Mas disse também que não poderiam comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim, porque se algum dia eles comessem, morreriam. (Gênesis. 2:16-17; 3:6)

Esta é uma história conhecida. Assim o pecado entrou no mundo, pela desobediência. Mas afinal o que é pecado e qual a sua relação comigo hoje?

A Bíblia apresenta algumas definições para pecado. A definição mais conhecida é que pecado é a transgressão da lei (I João 3:4). Mas a Bíblia também diz que pecado é o aguilhão da morte (I Coríntios 15:56), é a injustiça (I João 5:17) e o que, na minha opinião, é o mais surpreendente, pecado é o não crer em Jesus (João 16:9). Então, todas as vezes que você não cumpre a lei ou pratica alguma injustiça ou até mesmo não crê em Jesus e tudo o que ele disse, está pecando.

Mas afinal, o que isso importa para mim? Eu diria que as consequências. Seus pecados tem implicações diretas para a sua vida e a vida de outros. Existem três consequências para o pecado: separação entre Deus e o homem, entre o homem e seus semelhantes e entre o homem e a natureza, culpa e morte com sofrimento. Então toda vez que eu ou você pecamos estamos produzindo mais morte e separação para este planeta. Mas você pode dizer, eu sou um cristão, ou eu já pedi perdão pelos meus pecados. Só que existem também, três tipos de pecado.

II Samuel diz de um pecado consciente, é o pecado que sabemos que estamos cometendo. Uma pessoa que mata alguém ou adultera sabe que está pecando. Mas Levítico 5:12 e 4:2 diz de um pecado que cometemos por ignorância. Assim você cometeu um pecado que bem sabia que era pecado, mesmo assim é culpado por ele, é o pecado por ignorância. E por fim Romanos 5:12 e Salmos 51:5 dizem de um pecado que nasce conosco. Nascemos pecadores e nada do que façamos pode resolver este problema. É algo inerente à todo ser humano.

Romanos 3:23 confirma que todos pecaram e carecem da glória de Deus. E o verso dez deste mesmo capítulo diz que não há justo, nenhum sequer.

Esta é a realidade da humanidade. Somos pecadores e estamos condenados a pagar o preço por nossos pecados, a saber, a morte.

Mas em seu maravilhoso amor, Deus tem um plano para que nós pudéssemos viver. A intenção de Deus é nos tornar justos (Romanos 5:19). Existe solução para o problema do pecado e Deus possui essa solução. Existe esperança para toda a humanidade.

Para todas as dificuldades que você enfrenta, Deus tem uma solução. Para todos os obstáculos que você tem que vencer, Deus tem uma solução. Para você, que a vida e os problemas estão a lhe tragar, Deus tem uma solução. Para você que cansou do pecado e suas consequências, Deus tem uma solução. Veja que solução é esta.

E para todos que querem esta solução, Ele a dá com amor.

Direitos autorais. Artigo: Vagner Bruno | Foto: google.com.
Esse post foi publicado em Esperança, Semanas de Oração, Sermões e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A Condição do Homem

  1. Pingback: A Solução de Deus | Profeta Elias

  2. Pingback: A Sua Grande Recompensa | Profeta Elias

  3. Pingback: O Novo Modo de Viver | Profeta Elias

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s