Primeiro ou Primogênito?


jesusO que significa Cristo ser chamado de “primogênito sobre toda a criação”? (Colossenses 1:15, NVI)

Este verso é frequentemente usado por aqueles que negam a divindade de Cristo, dizendo que Ele foi o primeiro ser criado por Deus. Na exposição da resposta, resumirei o uso do termo “primogênito” no Antigo e Novo Testamentos e sua aplicação para Jesus.

1. Primogênito no antigo Testamento: O uso que predomina no Antigo Testamento são os primogênitos doas animais e seres humanos. Ambos pertenciam ao Senhor porque Ele os preservou vivos durante a morte dos primogênitos no Egito (Êxodo 13:15). Os primogênitos dos animais limpos eram sacrificados ao Senhor, enquanto que os imundos deviam ser redimidos (Êxodo 13:13, 15).

Mais tarde, os levitas foram oferecidos ao Senhor para trabalhar permanentemente no santuário, em lugar dos outros primogênitos de Israel os quais eram, assim, redimidos (Números 8:16-18).

Os primogênitos dos humanos eram “o primeiro sinal do meu vigor” (Gênesis 49:3), significando uma expressão do poder procriador do pai. Da perspectiva da mãe, o primogênito era “todo o que abre o útero materno” (Êxodo 13:2, BJ). O significado do primogênito humano provavelmente permanecia no fato de que o filho mais velho proveria liderança para a família, após a morte do pai. Ele recebia porção dobrada da herança, a honra e o respeito da família (Deuteronômio 21:17).

O título “primogênito” enfatiza o primeiro como um símbolo do melhor, portanto indicava a singularidade do filho e sua supremacia sobre o resto da família. Isso leva a uma compreensão do termo, além da ideia do nascimento. Portanto, Israel era o “filho primogênito” do Senhor (Êxodo 4:22) no sentido de que seria o “tesouro especial” de Deus, “reino de sacerdotes e nação santa” (Êxodo 19:5, 6). Davi também é chamado de primogênito no sentido de que ele é “o mais exaltado entre os reis da Terra” (Salmos 89:27).

2. Primogênito no Novo Testamento: Jesus é chamado de filho primogênito de Maria (Lucas 2:7), Aquele que abriu a madre. Outras passagens no Novo Testamento usam o título “primogênito” metaforicamente. Segundo Hebreus 12:23, há a “igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos no Céu”. Essa é uma outra maneira de dizer que o Israel espiritual é o primogênito do Senhor. Em relação a Cristo, Ele é o “primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29), indicando a posição de soberania de Jesus entre os que foram redimidos por Sua graça e constituídos por Ele como Seus irmãos. Cristo é também o “primogênito dentre os mortos” (Colossenses 1:18; Apocalipse 1:5). O termo é usado para indicar que Ele é o único que venceu o poder da morte e tornou essa vitória disponível a outros.

3. Primogênito da Criação: O contexto de Colossenses 1:15 claramente indica que o termo “primogênito”, como aplicado a Jesus, indica Sua soberania na criação e Seu poder sobre ela.

Primeiro, a passagem é sobre a origem da criação, não sobre a origem de Jesus. Ele trouxe todas as coisas à existência e existia antes de todas as coisas (versos 16, 17).

Segundo, Ele é descrito como o princípio, ou seja, Aquele que criou no princípio (Gênesis 1:1). A criação teve um princípio, Ele não!

Terceiro, Jesus é também o “primogênito entre os mortos” (verso 18). O contraste é entre o início da criação livre da morte e a obra escatológica de Cristo que venceu o poder da morte. Como primogênito dentre os mortos, Ele tem poder sobre a morte.

Quarto, o propósito divino em tudo isso era “para que em tudo tenha supremacia” (verso 18). Como Criador e Redentor, Jesus ocupa o primeiro lugar no cosmos. Ele é o Supremo Juiz que mantém todas as coisas (verso 17).

Finalmente, Cristo é a própria imagem de Deus porque a plenitude de Deus habita nEle (versos 15, 19). Assim, Sua supremacia está enraizada não apenas em Sua obra, mas em Sua própria natureza como Deus.

Ángel Manuel Rodríguez (Pastor Jubilado)

Artigo extraído da Revista Adventist World – Maio 2013. Review and Herald Publishing Association.
Anúncios
Esse post foi publicado em Bíblia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Primeiro ou Primogênito?

  1. dvb t disse:

    Great write-up, I am normal visitor of oneˇ¦s website, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a long time.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s