Sou Reflexivo


frase-voce-faz-suas-escolhasQuem sou eu? Esta parece uma pergunta um tanto fácil de responder, todavia se retirarmos as respostas que temos por padrão em nossa mente, fica bem difícil saber o que responder. Em Mateus 16:13-16 Jesus Pergunta quem Sou eu para os discípulos. Primeiro Ele quis saber quem Ele era na visão dos outros e em seguida na visão dos discípulos.

Então nos deparamos com a pergunta novamente: Quem sou eu? O que define você? Por resposta padrão dizemos nosso nome, alguns o status que possuem, outros mencionam suas habilidades, e outros ainda apontam seus familiares como forma de revelar quem são. Mas se perguntássemos quem foi Lula, Hitler, Airton Senna ou o Bruno (o pregador desta mensagem), como definiríamos estas pessoas? Eu poderia dizer que Lula foi o presidente do Brasil e que criou vários programas em seu governo. Hitler foi um ditador que tinha um sonho em depreciação de outros e que assassinou muitas pessoas. Airton Senna foi um excelente piloto e um vitorioso, deixava nossas manhãs de domingo muito mais feliz e emocionante. Quanto ao Bruno, ele é um estudante de teologia, pregador, engraçado, pai e marido. Então respondemos quem são essas pessoas. E o que estas respostas têm em comum? Todas elas dizem de ações realizadas e de funções exercidas.

Como seres pensantes, desenvolvemos qualidades e defeitos, baseados em nossas ações. Na realidade a ação define tudo: nosso nome, nosso status, nossas habilidades e até mesmo nossa família. Mas apesar disso a ação apenas revela nossa função. Quando Pedro respondeu a Jesus dizendo quem Ele era, revelou sua função: Messias Salvador.

Cristo também responde a essa pergunta. Ele diz quem é em João 8:58-59 quando expressa: “antes que Abraão existisse EU SOU”. Ao dizer estas palavras Jesus estava revelando quem Ele era em essência, ou seja, o que constitui sua natureza, algo que não pode ser mudado. Jesus se utilizou da mesma expressão usada em Êxodo 3:14, “EU SOU O QUE SOU”, demonstrando que Ele era Deus, o Eterno. Foi por isso que os judeus tentaram apedrejá-Lo, pois entenderam que Jesus blasfemava ao dizer que era o Senhor Deus. Porém esta é a essência de Cristo, Ele é Deus. Assim como nós, que somos humanos em essência.

Por fim, Êxodo 3:11 descreve Moisés perguntando a Deus “quem sou eu?”. E a resposta de Deus no verso 12 pode te confundir sem a devida atenção. Em resposta a indagação de Moisés, Deus responde: “Eu serei contigo”. Em outras palavras, quem é Moisés? A resposta de Deus é: “Eu serei contigo”. Parece estranha a resposta divina, mas precisamos considerar dois pontos já vistos.

1º. O que nos define são nossas ações;

E 2º. Somos seres humanos e por conseguinte nossas ações são más.

Quando perguntamos pra nós quem somos, revelamos todo o mal que há em nós. Contudo, quando perguntamos pra Deus quem somos, Ele se mostra como alternativa aos nossos defeitos e erros. Deus diz: Eu sou suficiente pra que você seja uma pessoa melhor. Essa foi a resposta dada a Moisés e é a resposta que Ele dá a cada um de nós.

Quem sou eu? 1.Em essência, um ser humano. 2. Sou produto das minhas ações. 3. Sou uma pessoa melhor pela ação divina.

Por tudo isso, hoje você precisa decidir ser aquilo que Deus quer que você seja e fazer aquilo que Deus quer que você faça. Reflita em sua vida e reveja quem é você. Onde suas escolhas o levaram e como te formaram. Mesmo que você não goste do resultado de quem você é, podemos ter a certeza de que Deus está disposto a nos transformar. Em toda Escritura Deus lhe diz: Não temas. Não tenha medo, Ele diz, porque eu sou contigo. É hora de mudança, é o momento de se entregar a Deus e deixar que Ele te faça uma pessoa melhor.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel.” Isaías 41:10

Anúncios
Esse post foi publicado em Bênçãos de Deus, Esperança, Semanas de Oração, Sermões e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s