Quando Você Quer Ser Outra Pessoa


aba_metamorfose-femininaNa minha infância eu vi um desenho animado que dizia que era sonho de uma lagarta virar borboleta. Ela tinha esse desejo de ser outra coisa. Queria voar, ser diferente.

Muitas vezes me sinto assim, querendo ser outra pessoa. Não que eu não goste do que sou, mas o que sou é sempre insuficiente. Tentar mudar é algo doloroso e muitas vezes impossível. De fato, um leão jamais criará asas e voará como uma lagarta. Na verdade a transformação da lagarta está ligada a ela, é seu destino, é inevitável.

Mas a transformação de uma pessoa, não ocorre assim. É claro que como seres pensantes, cada ser humano muda a cada escolha que toma. Mas até mesmo nossas escolhas estão sujeitas ao nosso modo de ser. Nossas atitudes estão ligadas diretamente ao que somos, nosso caráter, nossos conceitos, o que entendemos como verdade ou mentira, certo e errado.

Por vezes vi pessoas tentando mudar pessoas e isso é totalmente impossível. Mas a ideia de que você pode mudar a si mesmo é tão falsa quanto a primeira. Pessoas não mudam pessoas de forma alguma, mesmo a si próprio. Circunstâncias podem alterar um pouco de quem somos, mas nosso caráter, uma vez formado, não pode ser mudado. Pode até ser criado novas circunstâncias que o modifiquem temporariamente, entretanto a essência permanece sempre a mesma. Mudar quem somos não é o mesmo que mudar nossas ideias e gostos. Isso está sempre se modificando. Mas quem somos é algo que não muda assim.

Um pedófilo por exemplo, tem uma força em si que o leva a ser atraído sexualmente pelas crianças. Ele pode lutar contra isso por toda a sua vida, mas não se livrará desse sentimento. Por vezes pode tomar iniciativas que o privem de ter esses sentimentos fortalecidos. Não ficar com uma criança sozinho pode prevenir de algo acontecer, mas o sentimento que o escraviza continua lá. O mesmo ocorre com um ladrão, um assassino, um mentiroso, um fofoqueiro ou qualquer outro pecador.

Pessoas não podem ser mudadas, esta é uma lei natural do nosso pequeno mundo. Entretanto essa afirmação é tão verdadeira quanto a que, “Deus pode mudar pessoas”. Parece às vezes uma frase pronta, mas é uma verdade tão poderosa em si que muitos não acreditam nela. O fato é que Deus, sendo especialista em milagres, tem a expressão matemática, a fórmula científica que pode alterar quem nós somos.

Talvez por isso o salmista tenha dito “dá-me um novo coração”, na esperança de ser mudado por Deus. Por que se não temos essa força, a buscamos na fonte. Ele pode transformar as pessoas, mudar nosso caráter, cada falha que possuímos, cada problema psicológico, cada ideia mal formada, Ele pode nos transformar.

Olho a vida e vejo algo que não gostaria de ver. Sou eu sendo alguém que não quero ser, fazendo coisas que não quero fazer, deixando de fazer coisas que eu gostaria de fazer, vivendo de uma forma que eu não gostaria de viver.

Mas eu tenho a resposta. Deus é minha resposta. Deus também é sua resposta. Ele pode nos transformar. Pode recriar nossa natureza, nosso modo de ver as coisas, nosso jeito de pensar, nossos gostos, hobbies, Ele pode fazer isso. Devo, diante dessa verdade, buscar essa mudança, não dentro de mim, mas no criador, o Deus Eterno.

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditações, Reflexões e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s